Terça-feira, 30 de Setembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,34 | EURO R$ 6,31

30 de Setembro de2025


Área Restrita

Cotidiano Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025, 11:53 - A | A

Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025, 11h:53 - A | A

PREVENÇÃO

Sarampo em Primavera: secretaria de Saúde mobilizada na prevenção e combate aos casos

Duas pessoas que haviam viajado à Bolívia tiveram casos confirmados ao retornar e um terceiro caso está em análise

ASSESSORIA

Após a confirmação de dois casos de sarampo em moradores de Primavera do Leste que retornaram recentemente de viagem à Bolívia, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações de prevenção e imunização no município. Um terceiro caso suspeito está em análise e já mobiliza o gabinete de crise instalado na cidade pela Secretaria, em parceria com o Ministério da Saúde.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, os casos confirmados são de uma criança e de sua mãe, ambos não vacinados. O pai, que também esteve na viagem, não contraiu a doença, justamente por estar com a vacinação em dia. “Isso comprova que a vacina é a forma mais eficaz de proteger contra o sarampo. O vírus chegou de fora, não é falha do município. Veio da Bolívia, passando por outros estados até chegar a Primavera”, explicou.

O Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde, em 2016, o selo de erradicação do sarampo. No entanto, segundo Laura, a situação atual coloca em risco essa conquista. “Corremos o risco de perder esse selo caso não consigamos conter os casos. Já temos dois confirmados e outro suspeito em análise. Essa é uma doença altamente contagiosa, com taxa de transmissão até maior que a da Covid-19”, alertou.

A secretária também lembra os impactos do movimento antivacina, apontado como um dos responsáveis pelo retorno de doenças já erradicadas. “O sarampo era uma doença eliminada no Brasil. A vacina, desenvolvida na década de 1960, é segura e protege também contra a rubéola e a caxumba. Mas, infelizmente, com o movimento antivacina, tivemos retrocessos na saúde pública”, destacou.

Laura reforçou a necessidade de que a população esteja atenta aos sintomas. “Os sinais mais comuns são febre e manchas vermelhas pelo corpo, que geralmente começam na cabeça e vão descendo. Pode haver ainda tosse, coriza e conjuntivite. É uma doença séria e que pode levar à morte”, disse.

No último fim de semana, dias 27 e 28 de setembro, equipes da Secretaria de Saúde realizaram ações de vacinação em diferentes pontos da cidade, como feiras livres e eventos esportivos.

Sábado (27): 46 pessoas vacinadas na Feira Central e 32 durante a corrida – total de 78.

Domingo (28): 73 imunizações na feira do Primavera III e 74 na Lagoa Municipal – total de 147. Ao todo, 225 pessoas receberam a dose da vacina nesses dois dias. A Secretaria pretende ampliar o número de postos móveis e horários alternativos para facilitar o acesso da população.

Atualmente profissionais enviados pelo governo do Estado e pelo Ministério da Saúde atuam em conjunto com a equipe local, e o número deve aumentar nos próximos dias. O gabinete de crise acompanha de perto a situação para evitar a propagação da doença. “Estamos trabalhando de forma incansável, com a vigilância em saúde, a atenção primária e a UPA. Nossa prioridade é conter a transmissão e proteger a população. A mensagem é clara: vacinar é a única forma de prevenir o sarampo”, reforçou a secretária.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]