Terça-feira, 11 de Novembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

11 de Novembro de2025


Área Restrita

Cotidiano Terça-feira, 11 de Novembro de 2025, 14:18 - A | A

Terça-feira, 11 de Novembro de 2025, 14h:18 - A | A

Fenômenos naturais “sempre existiram”

Ratinho nega aquecimento e diz que “não adianta” preservar Amazônia

O apresentador Ratinho falou sobre tornado que atingiu o estado do Paraná e disse que fenômenos naturais “sempre existiram”

Administração

 

Metrópoles 
Foto-Na Telinha UOL

apresentador Ratinho, do SBT, abriu o coração e desabafou sobre a destruição causada pela passagem dos tornados pela cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná. O famoso, que é pai do governador do Estado, Ratinho Júnior, negou que o fenômeno tenha ligação com o aquecimento global e disse que “não adianta” preservar a Amazônia. 

Veja:

 

Negou mudanças climáticas

Ratinho falou sobre o assunto na noite desta segunda-feira (10/11), durante seu programa no SBT. “Quero aproveitar pra falar, não sei se vocês viram lá no Paraná, teve uma cidade que foram destruídas as casas… Rio Bonito do Iguaçu. A cidade foi destruída. Esses fenômenos da natureza ninguém sabe de onde vem, que hora vem, pra onde vai”, começou. 

 

Em seguida, ele minimizou a importância da Amazônia: “Quando vejo o pessoal falando do planeta (…) O Amazonas tem só 1% de todo o globo terrestre… Então, não vai adiantar nada você preservar 1%, tem que preservar tudo”, disse Ratinho.

O apresentador também negou que o tornado no Sul do País tenha ligação com o aquecimento global. “Quando vem essas coisas, as pessoas falam: ‘O mundo tá mudando’. Não, essas coisas sempre teve [sic]. É que antigamente não era divulgado, não tinha internet. Agora, aconteceu qualquer coisa, todo mundo divulga. Foi uma tragédia que aconteceu.” 

Reação

Nas redes, muita gente criticou a posição de Ratinho diante das questões climáticas, que vem sendo discutidas na COP30, a Cúpula do Clima realizada em Belém (PA). “Opinião sem responsabilidade, dita em rede nacional, deixa de ser entretenimento e vira desserviço!”, afirmou Elder Fernando.

 
7 imagens
Ratinho
O apresentador Ratinho
O apresentador Ratinho

“Sempre é impressionante como ele pensa estar certo, enquanto vários cientistas tem prova e tem estudado isso há anos. O pior é que ele tem esse programa e contamina as pessoas com essa opinião esdrúxula dele”, lamentou Gabriel Bento. “Ele fala isso para não ser impactado, já que ele é produtor no Paraná. Mas, se a Amazônia sumir, o terreno dele no sul do país será impactada, já que a chuva do sudeste/centro do país vem da Amazônia”, apontou Sérgio Fraga.

Tornado

O tornado que atingiu o Sul do Brasil pode estar ligado às mudanças climáticas, dizem especialistas. A cidade de Rio Bonito do Iguaçu, por exemplo, aparece nas primeiras posições entre os municípios brasileiros que mais perderam Mata Atlântica nas últimas décadas, segundo um levantamento da SOS Mata Atlântica. 

De acordo com a organização, Rio Bonito do Iguaçu foi a cidade brasileira que mais desmatou a Mata Atlântica entre 1985 e 2015. Pelo menos 24,9 mil hectares de floresta foram destruídos no período, o equivalente à área de uma capital como Fortaleza.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]