Na noite da sexta-feira, 07, o Teatro Municipal de Primavera do Leste literalmente "foi palco" da abertura oficial da 19ª edição do Festival Velha Joana, um dos mais importantes eventos culturais de Mato Grosso. Reunindo artistas e companhias de várias regiões do país, o festival tem patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e oferece ao público uma programação totalmente gratuita, com espetáculos teatrais, lançamentos literários e ações formativas.
Durante a solenidade de abertura, o prefeito Sérgio Machnic destacou as ações que estão sendo feitas pelo município, para democratizar o acesso à cultura, por intermédio do secretário municipal da Cultura, Leopoldino André.
Representando o governo do estado, o secretário estadual de Cultura, Jan Moura, ressaltou o reconhecimento da gestão municipal como referência em políticas públicas para o setor cultural. “Primavera do Leste é exemplo para o estado e para o Brasil. Agradeço ao prefeito por manter viva a cultura deste município, que é motivo de orgulho para todos nós. Aqui, vemos o recurso público sendo aplicado de forma positiva, transformando vidas e fortalecendo a identidade cultural de Mato Grosso”, enfatizou.
O fundador do Grupo de Teatro Faces, Wanderson Lana, idealizador do festival, falou emocionado sobre a trajetória do evento e sua relevância nacional. “O Velha Joana já ultrapassou as fronteiras de Mato Grosso e hoje é um patrimônio do teatro brasileiro. Nós acreditamos que é possível viver de arte, valorizando nossos territórios e fortalecendo as expressões culturais locais. Esse festival é uma prova viva de que a descentralização da cultura é possível e transformadora”.
Ao longo da programação, que prossegue até 16 de novembro, o público poderá assistir a cerca de 50 espetáculos apresentados em diversos espaços da cidade, como o Teatro Municipal, Centro Cultural, Lagoa Municipal Vô Pedro Piana, Casa dos Capuletos, Escola Estadual Sebastião Patrício e Escola Municipal de Teatro PVA II. A entrada é gratuita e a programação completa pode ser acessada no site: https://festivalvelhajoana.com/

















