Se você está preocupado(a) em estar solteiro(a) no Dia dos Namorados, tenho ótimas notícias: também existe um dia dedicado àqueles que não tem um amor para chamar de seu, mas nem por isso são menos felizes. A data, celebrada nesta terça-feira (11/11), surgiu como uma forma de celebrar a independência e a solteirice na China.
Antes de 2009, o 11/11 era apenas um dia simples em que os solteiros chineses comemoravam sua solteirice. A nova geração de solteiros chineses sente-se pressionada a criar um “feriado” — conhecido como Guang Gun Jie, ou Dia dos Solteiros, em português — para celebrar com amigos.
Getty Images
Benefícios do sexo casual
Se você é solteiro e quer movimentar a vida sexual com mais encontros casuais, a coluna Pouca Vergonha preparou algumas dicas valiosas.
“O sexo casual pode ser entendido como uma relação sexual sem compromisso, geralmente entre pessoas que não têm uma ligação emocional profunda nem a intenção de desenvolver um relacionamento a longo prazo”, explica a psicóloga Leninha Wagner.
Segundo ela, “no mundo moderno, o sexo casual pode ser uma expressão de liberdade individual e de exploração pessoal — e também uma forma de evitar a vulnerabilidade emocional que acompanha os relacionamentos mais profundos.”
Apesar das complexidades envolvidas em se relacionar, a regra de ouro é simples: mantenha a leveza. A comunicação aberta é essencial para alinhar expectativas e garantir que ambos saibam o que esperar da relação.
“Deixar claro que a intenção é manter as coisas leves e sem compromisso ajuda a evitar mal-entendidos e expectativas frustradas”, reforça Leninha.
Outro ponto essencial é o autoconhecimento. Entender suas próprias necessidades e limites emocionais é o primeiro passo para viver experiências prazerosas e saudáveis — sem desgastes nem desilusões.
Getty Images
Date a distância?
Uma pesquisa realizada pelo aplicativo de relacionamento Happn revelou que os solteiros brasileiros dão prioridade à proximidade em seus relacionamentos. O levantamento mostrou que quase metade (46%) dos entrevistados prefere se relacionar com alguém que more a até 10 quilômetros de distância. Apesar de 51% afirmarem inicialmente que a distância não importa, a realidade das grandes cidades rapidamente impõe limites: 67% dos solteiros admitiram que já cancelaram ou considerariam cancelar um encontro por causa da distância.
Essa preferência por encontros mais próximos não é só para evitar o trânsito. Para os entrevistados, estar perto também tem um significado afetivo e cultural: 43% afirmaram que buscam parceiros que façam parte da rotina do dia a dia, não apenas de momentos ocasionais.
Embora a praticidade seja um fator importante para os solteiros, 25% afirmam que só aceitariam um relacionamento a distância se fosse algo temporário e com planos de mudança mais próxima futuramente. Ainda assim, 33% dizem que enfrentariam a distância se houvesse uma forte conexão emocional.
Já uma outra pesquisa produzida pela Inner Circle apontou que 87% dos solteiros brasileiros afirmam ir em 1 a 3 dates por mês, e que o lugar preferido para conhecer melhor alguém seria em um bar intimista (87%), em um restaurante (78%) ou no cinema (88%).





























