A Academia Brasileira de Cinema escolheu nesta segunda-feira (15) o filme 'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho, como representante do país ao Oscar 2026. O longa venceu a concorrência contra 'Manas', de Marianna Brennand, que tinha ganhado força na última semana.
Além dos dois citados, também concorriam à indicação:
- “Baby”, de Marcelo Caetano;
- “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal;
- “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro;
- “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi.
A distribuidora Vitrine Filmes confirmou que o longa brasileiro ‘O Agente Secreto’, de Kleber Mendonça Filho, vai estrear oficialmente nos cinemas brasileiros em 6 de novembro.
Ambientado no Recife de 1977, ‘O Agente Secreto’ é um thriller político, que acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
Com Wagner Moura como protagonista, 'O Agente' ganhou dois prêmios no Festival de Cannes deste ano, entre eles de Melhor Ator (para Wagner) e Melhor Direção (para Kleber). Além disso, foi exibido em outros festivais internacionais, como de Toronto e Telluride. A produção já foi selecionada para outros 20 festivais do mundo todo.
O que acontece agora?
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_d975fad146a14bbfad9e763717b09688/internal_photos/bs/2025/l/Q/1qVcK5THOIKwKfBiMcFw/photo-07-05-2025-22-34-04.jpg)
Filme 'O Agente Secreto', com Wagner Moura. — Foto: Divulgação
A partir de agora, a campanha ganha força. 'O Agente' já vinha realizando sessões especiais para membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que compõem os votantes do Oscar. Isso foi feito em Toronto e Telluride, por exemplo.
A tendência é que mais sessões do tipo aconteçam a partir da Neon, a distribuidora do longa nos Estados Unidos. Outros prêmios no caminho também serão importantes, como o caso do Globo de Ouro - Fernanda Torres ganhou como Melhor Atriz de Drama por 'Ainda Estou Aqui' neste ano.
No dia 16 de dezembro será anunciada a pré-lista da categoria de Melhor Filme Internacional. Já no dia 22 de janeiro serão revelados os indicados oficialmente ao Oscar 2026, que ocorre no dia 15 de março de 2026.
Já os indicados ao Globo de Ouro serão conhecidos no dia 8 de dezembro. A cerimônia está marcada para o dia 11 de janeiro de 2026.
O elenco reúne grandes nomes do cinema nacional, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, entre outros.
A produção é assinada por Emilie Lesclaux, e é uma coprodução com a CinemaScópio (Brasil), MK Productions (França), Lemming Film (Holanda) e One Two Films (Alemanha), e conta com distribuição no Brasil pela Vitrine Filmes. Internacionalmente, será lançado pela NEON (EUA e Canadá) e pela MUBI (Reino Unido, Irlanda, Índia e América Latina, exceto Brasil).