O HNT sai à frente e todos os meses vai divulgar ranking com o top 10 e o 'flop 10' dos vereadores de Cuiabá, deputados federais e estaduais de Mato Grosso no Instagram. O levantamento é fruto de parceria com o marketeiro político Lincoln Xavier que desde 2012 faz o levantamento para clientes e a partir de 2025 passou a analisar os perfis dos 81 senadores, governadores e prefeitos de capitais. O iniciativa é pioneira e funcionará como um termomêtro para as eleições 2026.
"É fundamental entender e analisar as métricas pois são um comparativo às pesquisas eleitorais. Um acaba ajudando o outro. Não consigo fazer uma análise, um dignóstico completo sobre um parlamentar ou candidato sem juntar a análise das redes sociais e pesquisas qualitativas ou quantitativas", ou Lincoln Xavier.
Atualmente, o marketeiro monitora 2,9 mil políticos pelo país. Ele explicou que foca em publicações orgânicas. Posts que são impulsionados acabam ficando de fora da análise.
Lincoln acredita que os números indiquem o sentimento do eleitor pois nos últimos pleitos o Instagram, Tik Tok e Youtube têm investido em ferramentas para derrubar contas que façam uso de robôs, manipulando os dados.
"Se você pegar o número de interações de janeiro do ano passado e de setembro desse ano, caiu muito porque as redes estão cada vez mais banindo robôs. Eles conseguem detectar quando um movimento é feito por robô e suspende essas contas", detalhou.