Segunda-feira, 15 de Setembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,32 | EURO R$ 6,27

15 de Setembro de2025


Área Restrita

Política Segunda-feira, 15 de Setembro de 2025, 13:38 - A | A

Segunda-feira, 15 de Setembro de 2025, 13h:38 - A | A

PROJETO

Anistia "light": entenda proposta que exclui Bolsonaro de perdão

Segundo apuração da CNN, Planalto e ala do Supremo sinalizaram que aceitariam um projeto menos radical

CNN BRASIL

Nesta terça-feira (16), a pauta da anistia deve voltar a entrar em evidência no Congresso Nacional. Poucos dias após o STF (Supremo Tribunal Federal) condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes, o presidente da Casa Legislativa, Hugo Motta (Republicanos-PB), deve conduzir uma reunião de líderes em que, com certeza, a anistia será trazida à tona.

De acordo com uma apuração do analista dCNN Caio Junqueira, uma parte do STF e o Palácio do Planalto, sinalizaram que entrariam em acordo no que diz respeito ao projeto, se uma versão mais "light" dele fosse apresentada.

A oposição, principalmente os parlamentares mais aliados ao ex-presidente, tentam emplacar uma votação do texto desde o início deste ano.

O que é anistia

Prevista no Código Penal brasileiro, a anistia é uma forma de extinção da punibilidade de um crime. Ou seja, é a concessão de um perdão a um delito cometido por um brasileiro ou um grupo de brasileiros.

O novo projeto conflita com os interesses destes parlamentares, justamente por excluir Bolsonaro desse perdão.

A Constituição estabelece, no entanto, que crimes hediondos não podem ser anistiados. Neste caso, estão delitos como: homicídio, tráfico de crianças, estupro, genocídio, tortura, tráfico de drogas e terrorismo.

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]