Com a chegada do final do ano, o comércio de Primavera do Leste entra em um dos períodos mais importantes do calendário econômico com expectativas bastante positivas. O aumento tradicional nas vendas, aliado ao fortalecimento da economia local e nacional, sustenta a confiança das instituições que atuam diretamente na representação do setor.
A avaliação é do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Primavera do Leste, Naudi Rohr, que destaca um cenário otimista não apenas no âmbito municipal, mas também regional e nacional. Segundo ele, pesquisas realizadas pela Federação das CDLs em todo o país apontam para um crescimento significativo nas vendas neste período.
“A expectativa é muito boa. A pesquisa que a CDL fez em todo o país aponta um crescimento entre 8% e 10%, e Primavera do Leste não vai ficar de fora desse percentual. A economia está crescendo, e nós trabalhamos para que esse consumo aconteça aqui no município”, afirmou.
De acordo com Naudi Rohr, o fortalecimento do comércio local é fundamental para a manutenção e ampliação da geração de emprego e renda. Ele lembra que os setores do comércio, da indústria e dos serviços representam cerca de 69% dos empregos formais, o que reforça a importância de incentivar o consumo dentro do próprio município.
“Nós estamos incentivando o consumidor a realmente gastar em Primavera do Leste, porque isso fomenta o comércio, fortalece a economia local e gera mais oportunidades de trabalho”, acrescentou o presidente da CDL.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Outro ponto destacado diz respeito ao funcionamento do comércio neste período de fim de ano. Tradicionalmente, os horários são ampliados para atender à maior demanda dos consumidores, e em Primavera do Leste esse processo ocorre de forma mais flexível em razão da Lei da Liberdade Econômica.
“Antes, todos os anos a gente fazia uma programação unificada de horário. Hoje, com a Lei da Liberdade Econômica, cada empresário pode definir seu horário estendido, recolhendo corretamente os impostos e as horas extras dos colaboradores, indo até onde for necessário para atender bem o seu cliente”, explicou Naudi Rohr.
O presidente da CDL também ressaltou que os bons resultados esperados para este final de ano são fruto da união entre empresários e comerciantes, além do apoio do Poder Público, que tem atuado de forma estratégica na criação de leis e políticas voltadas ao desenvolvimento econômico.
“A união dos empresários é essencial para que o crescimento continue acontecendo. E isso também é reflexo do apoio do Poder Público, que legisla e edita leis que contribuem diretamente para o fortalecimento da economia em todas as suas atividades”, concluiu.
















