Quinta-feira, 11 de Setembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,39 | EURO R$ 6,34

11 de Setembro de2025


Área Restrita

Política Quinta-feira, 11 de Setembro de 2025, 05:19 - A | A

Quinta-feira, 11 de Setembro de 2025, 05h:19 - A | A

DECISÃO

Voto de Fux questiona o próprio Supremo

Quem está saindo julgado do julgamento de Jair Bolsonaro é o próprio Supremo Tribunal Federal

CNN BRASIL

OPINIÃO - WILIAM WAACK

Quem entrou para ser julgado no STF (Supremo Tribunal Federal) foi o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Mas quem está saindo julgado junto é o próprio Supremo. Desta vez, por obra de um de seus integrantes, o ministro Luiz Fux.

Fux absolveu Bolsonaro dos cinco crimes dos quais era acusado — entre eles, o de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. Curiosamente, esse mesmo crime motivou a condenação de dois de seus subordinados: o então ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid, e seu vice-presidente, general Braga Netto. O chefe foi absolvido, enquanto os subordinados foram condenados?

No entanto, Fux não absolveu apenas Bolsonaro — ele também questionou severamente o próprio Supremo. Para começar, afirmou que o STF sequer deveria estar julgando esse processo penal. E, se de fato estivesse, o julgamento deveria ocorrer no plenário, e não em uma de suas turmas.

Mas Fux foi muito, muito além. Em seu voto, afirmou: "Ao contrário de outros poderes, não compete ao Supremo Tribunal Federal realizar juízo político". E prosseguiu: "O papel do julgador não pode ser confundido com o de ator político".

Para absolver Bolsonaro, Fux tratou de desmontar todos os pontos da acusação, à qual atribuiu a incapacidade de diferenciar entre provas e interpretações. Até aqui, poderia-se dizer que se trata de um debate jurídico comum, dentro dos limites da atuação dos operadores do Direito.

Contudo, o que Fux expôs foi algo maior: uma profunda rachadura dentro do próprio Supremo quanto ao seu papel diante de circunstâncias particularmente delicadas.

STF encontra-se sob ataque — inclusive por influência dos Estados Unidos, atiçado por correntes políticas ligadas ao bolsonarismo, que buscaram apoio na Casa Branca para livrar Bolsonaro da cadeia.

O motivo que levou Fux a incendiar o cenário institucional ainda será objeto de reflexão por parte de muitos historiadores. Mas o que ele disse, também.

No Brasil, perdeu-se o juízo.

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]