O deputado estadual Júlio Campos (União) quer mobilizar grandes nomes da música nacional, como Gusttavo Lima, Leonardo, Zezé di Camargo e Chitãozinho & Xororó, para arrecadar recursos e garantir a preservação da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. Ele também sugeriu que os poderes repassem parte do duodécimo para contribuir com a compra.
“Se em Barretos deu certo, por que não aqui? Podemos fazer um grande show e arrecadar milhões de reais para manter viva a Santa Casa, que é fundamental para Cuiabá e para todo Mato Grosso”, afirmou o parlamentar nesta quarta-feira (10).
A proposta faz parte de uma ação ampla de Júlio para viabilizar a aquisição e manutenção da instituição, diante da indefinição sobre seu futuro. A ideia é envolver todos os poderes, Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas, além de empresários e construtoras de Mato Grosso, em uma parceria capaz de garantir a continuidade dos serviços do hospital.
O deputado destacou que o primeiro leilão do hospital, avaliado em R$ 78 milhões, não despertou interesse, mas que no segundo o valor pode cair para cerca de R$ 50 milhões. Diante disso, ele defende uma ação conjunta para preservar a unidade, que conta com 240 leitos, centro de oncologia, setor de hemodiálise e cinco salas cirúrgicas em funcionamento.
“Nossa proposta é que cada poder possa destinar parte do duodécimo e, em conjunto com o governador Mauro Mendes e outras lideranças, possamos adquirir a Santa Casa. Não podemos inaugurar um novo hospital e, ao mesmo tempo, fechar outro com a mesma capacidade”, disse Júlio.
Além do apoio institucional, o deputado sugeriu mobilizar o setor privado, citando grupos empresariais como Maggi, Scheffer, São Benedito, Ginco, Praenge e Santa Laura, para realizarem doações.
O parlamentar reforçou ainda que a manutenção da unidade é essencial para evitar prejuízos à população e defendeu que a gestão da Santa Casa seja feita de forma tripartite, com responsabilidades divididas entre União, Estado e Município.
VEJA VÍDEO: