Um estudo desenvolvido pelo consultor político Lincoln Xavier com exclusividade para o HNT mostra os deputados mato-grossenses mais e menos influentes na internet. Os conservadores dominam o top 10, ocupando as cinco primeiras posições do ranking, ou seja, tem o melhor desempenho. O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) é o grande destaque, contabilzando 4,5 milhões de interações, métrica mais importante conforme o estudo. Em contrapartida, no flop 10, ou seja, entre os piores resultados, a suplente de deputada estadual Sheila Klener (PSDB) está no topo do ranking com a média de 7,5 mil interações, isto é, teve o pior desempenho.
LEIA MAIS: Mapa digital: HNT divulga top 10 e 'flop 10' da bancada de MT e vereadores de Cuiabá
Lincoln Xavier baseia a pesquisa em três critérios: número de seguidores, interação e eficiência. O marqueteiro explicou que o número de seguidores tem relevância, mas a interação é o que de fato determina a eficiência do perfil por indicar o interesse do público na atuação do parlamentar. O consultor político estudou a performance dos 24 deputados estaduais e oito federais. O mapa digital idealizado por Lincoln avaliou mais de 15,5 milhões de interações entre 1º de janeiro e 31 de agosto.
Coronel Assis é o primeiro colocado com 4,5 milhões de interações. Com 197 mil seguidores, ele fez cerca de duas publicações por dia durante o período, contabilizando 582 posts.
Coronel Assis e José Medeiros são exemplos de parlamentares que transformam influência em autoridade, pela consistência e solidez dos resultados
O deputado federal José Medeiros (PL) ficou em segundo lugar dentre os mais influentes. Embora supere Assis quanto ao número de seguidores, Medeiros perde em interações e acumula 3,1 milhões de comentários e curtidas.
"Coronel Assis e José Medeiros são exemplos de parlamentares que transformam influência em autoridade, pela consistência e solidez dos resultados", ressalta Lincoln Xavier no estudo.
A surpresa do mapa é o deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) que, embora não esteja em Brasília onde as decisões em âmbito nacional são tomadas, emplacou seu nome como terceiro colocado. Nascimento tem 2,4 milhões de interações com uma média de três posts diários e 91 mil seguidores.
Outros dois conservadores fecham as cinco primeiras colocações: o colega de Elizeu na Assembleia Legislativa, Gilberto Cattani (PL), em quarto lugar e o federal Nelson Barbudo (PL) em quinto.
Reprodução/Lincoln Xavier

Os deputados estaduais e federais de Mato Grosso com perfis mais eficientes na internet
CENTRO E ESQUERDA TAMBÉM EMPLACAM DEPUTADOS
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) é a representante do centro no mapa digital e ficou na sexta colocação. Investindo em conteúdos com apelo social, como críticas a crimes no estado, a deputada conquistou 192 mil seguidores. A média de interação do perfil é de 639 mil.
Elizeu Nascimento e Rodrigo da Zaeli, chamam atenção pelo engajamento elevado e crescimento consistente, mesmo com bases menores
O federal Rodrigo da Zaeli (PL) é mais uma surpresa. Com atuação discreta na Câmara, os números do seu perfil apontam que ele conseguiu furar a bolha bolsonarista. Com apenas 43 mil seguidores, o parlamentar consegue converter 569 mil interações.
"Nomes, como Elizeu Nascimento e Rodrigo da Zaeli, chamam atenção pelo engajamento elevado e crescimento consistente, mesmo com bases menores", disse o consultor político.
Diego Guimarães (Republicanos) tem 435 mil interações e 62 mil seguidores. Segundo Lincoln, ele apresenta crescimento de 38 mil seguidores.
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) é o único representante da esquerda na lista. Ele ainda aproveita o rescaldo da campanha à Prefeitura de Cuiabá. Lúdio contabiliza 54 mil seguidores e 356 mil interações.
A federal Coronel Fernanda (PL) é a décima colocada do Top 10 com 216 mil interações e 50 mil seguidores.
FLOP 10
A deputada estadual Sheila Klener (PSDB) lidera o Flop 10, isto é, tem o menor desempenho no Instagram. A primeira suplente do PSDB está à frente do mandato do titular Carlos Avallone (PSDB), licenciado para cumprir rodízio na AL. Sheila está na cadeira pela segunda vez. Durante o período ela fez 71 publicações, menos de uma por dia. Com 6,9 mil seguidores, ela teve 7,5 mil interações.
No Flop 10, ainda que publiquem pouco, os deputados precisam transformar essa presença em engajamento
O 'Flop' ainda tem dois federais do MDB: Juarez Costa, segundo colocado, e Emanuelzinho na sétima colocação. A presença dos dois únicos emedebistas entre a lista de menos curtidos da bancada de MT indica a rejeição entre eleitores do estado ao partido que faz parte dos alidos do presidente Lula (PT) no Congresso.
O deputado estadual Sebastião Rezende (União Brasil) é o terceiro colocado no Flop, seguido por Juca do Guaraná (MDB) em quarto, Paulo Araújo (PP) em quinto, Dilmar Dal Bosco em sexto, Valmir Moretto (Republicanos) em oitavo, Dr. Eugênio (PSB) em nono e Beto Dois a Um (PSB) em décimo.
"Entre os parlamentares presentes no Flop 10, observa-se que não são totalmente invisíveis no ambiente digital: ainda que publiquem pouco, os deputados precisam transformar essa presença em engajamento consistente", falou Lincoln.
Reprodução/Lincoln Xavier

Os deputados estaduais e federais de Mato Grosso com perfis menos eficientes na internet