“Vamos trabalhar para derrubar a urgência”, diz Gleisi sobre anistia
Hugo Motta, presidente da Câmara, avisou a líderes que vai pautar a urgência do projeto nesta quarta-feira (17/9)
Após o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), avisar a líderes que irá pautar a urgência do projeto que prevê anistia para os envolvidos no 8 de Janeiro, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou que o governo vai trabalhar para derrubar a matéria.
“O governo é contra a anistia. Além de imoral é inconstitucional. Nem terminou o julgamento e já há pressão para pautar. Vamos nos posicionar contra e trabalhar para derrubar o pedido de urgência”, disse a ministra ao Metrópoles.
Caso seja aprovada a urgência, o projeto terá a tramitação acelerada. Como mostrou o Metrópoles, o governo e a oposição têm contado votos para mapear os possíveis placares.
Na tarde desta terça-feira (16/9), Gleisi fará uma reunião com ministros do Centrão para discutir estratégias para barrar o avanço da anistia no Congresso. A expectativa do governo é que os titulares mobilizem aliados contra a urgência do projeto.
Motta e Gleisi se reuniram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nessa segunda-feira (15/9), em um almoço no Palácio da Alvorada. Na ocasião, o chefe do Planalto reafirmou a posição contrária do governo ao texto.