O deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE) apresentou uma representação, nesta terça-feira (16/9), contra o senador Jorge Seif (PL-SC) no Conselho de Ética do Senado depois de o parlamentar mostrar o dedo do meio e mandar o pernambucano “se foder” durante a CPMI do INSS na semana passada.
Como mostrou o Metróples, o senador bolsonarista acusou o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi de ter sido omisso diante do esquema de descontos indevidos na previdência pública. Túlio Gadêlha tentou rebater a abordagem de Seif, e foi alvo de xingamentos.
“Eu te perguntei alguma coisa? Vai se foder!”, declarou Jorge Seif aos gritos.
A representação também inclui uma fala do senador bolsonarista sobre as oitivas de Patrícia Bettin, defensora pública da União e de Eliane Viegas, diretora da Controladoria-Geral da República (CGU). Jorge Seif insinuou que as servidoras seriam “mentirosas sem vergonha”.
O Conselho de Ética do Senado está parado há mais de um ano e sequer tem presidente. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), chegou a pleitear retomar os trabalhos do colegiado em meio às cautelares impostas ao senador Marcos do Val (Podemos-ES), mas não avançou.