Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,34 | EURO R$ 6,31

29 de Setembro de2025


Área Restrita

Política Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025, 13:24 - A | A

Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025, 13h:24 - A | A

SENSO PRÓPRIO

TCE anuncia censo estadual para mapear desigualdades em Mato Grosso

Levantamento próprio busca retratar com precisão a realidade socioeconômica dos 142 municípios mato-grossenses

Conteúdo Hipernotícias
Da Redação

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) deu início a um projeto para a realização de um censo estadual próprio e anual. O anúncio foi feito pelo presidente do órgão, conselheiro Sérgio Ricardo, durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (29). A iniciativa tem como objetivo criar um diagnóstico detalhado e em tempo real da situação socioeconômica de todos os 142 municípios mato-grossenses, fornecendo uma base de dados robusta para orientar políticas públicas e a aplicação de recursos. Durante o anúncio, o conselheiro destacou os indicadores de desigualdades no Estado. 

“O que nós podemos dizer hoje do estado de Mato Grosso? É um estado que tem 3,8 milhões de habitantes e tem um milhão de pessoas inscritas no Bolsa Família. Nós somos um estado campeão em produção de carne, soja, milho, algodão e somos um estado campeão em hanseníase e campeões em feminicídio. A hanseníase é uma doença que dá onde não tem saneamento básico. Nós somos um estado que só as duas maiores cidades do estado, Cuiabá e Várzea Grande, têm 80 favelas. Nós somos um estado que temos a maior frota de jatinhos particulares do Brasil”, disparou Sérgio Ricardo.

A decisão de ter um censo próprio, segundo o conselheiro, surge da percepção de que os censos nacionais do IBGE, embora competentes, não são suficientemente ágeis ou específicos para as necessidades do estado.

"Nós vamos município por município entender quanto que arrecada, quantos empregos tem, quantos empregos precisa, o que está acontecendo com os moradores, como é a saúde, a educação", detalhou.

O censo do TCE também busca responder as contradições de Mato Grosso e, para o TCE, a ferramenta será crucial para entender a fundo a distribuição de riqueza e a carência de oportunidades.

Diferente do censo demográfico do IBGE, que é decenal, o censo da Corte de Contas será anual. Ainda segundo Sérgio Ricardo, o estudo será completo, abrangendo desde o tamanho do perímetro urbano e rural até o potencial agrícola e industrial de cada localidade.

A principal aplicação prática do novo censo será no fortalecimento da fiscalização. O TCE-MT pretende cruzar os dados coletados com as prestações de contas enviadas pelos prefeitos.

"Nós vamos comparar as contas, a prestação de contas dos prefeitos, com a realidade que nós sabemos", explicou o presidente. Ele já adiantou uma das conclusões preliminares do Tribunal: "Nenhum município se autossustenta. Eles precisam de repasses, eles não se sustentam. E aí isso vai ficando cada vez pior", finalizou o presidente.

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]