A paralisação do governo dos Estados Unidos completou uma semana sem perspectiva de acordo. Ao Jornal da CBN, o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, falou sobre o impacto do 'shutdown' para a economia brasileira. Segundo o economista, a falta de alguns dados importantes aumenta a percepção de risco em relação à economia americana.
'E aí, no nosso caso, o que acontece? A bolsa cai, a taxa de câmbio deprecia com um pouco mais de intensidade, que é o que a gente viu acontecer. Mas eu diria que os impactos aqui são mais suaves. No Brasil, por enquanto, o impacto tende a ser relativamente pequeno'.
Sérgio Vale analisa que a paralisação deve durar, no máximo, duas semanas. Para ele, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acabará cedendo aos democratas.
'O impacto na economia real vai depender exatamente de quanto tempo dura. Mas a tendência é que, nos próximos dias, no máximo uma semana ou duas, isso se resolva. E o Trump vai ter que ceder aos democratas que querem mais programas na área de saúde, especialmente, para aceitar terminar o shutdown'.