Caso seja reeleito nas eleições de 2028, o prefeito de Primavera do Leste, Sergio Machnic poderá permanecer pelo período de dez anos à frente da gestão municipal.
Isso se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2022, já aprovada pela Comissão no Senado, venha a se transformar em Lei.
A PEC propõe o fim da reeleição aos cargos do Executivo, mas passa a valer a partir de um período de transição.
Na prática, a proposta acaba com a reeleição para cargos do Executivo como prefeitos, governadores e presidente e amplia os mandatos para 5 anos. O texto ainda precisa ser votado no plenário do Senado.
Os prefeitos eleitos em 2024 poderão concorrer normalmente à reeleição em 2028. No entanto, os que vencerem esse último ciclo de reeleição terão seus mandatos estendidos de 4 para 6 anos, encerrando-se em 2034, quando todas as eleições passarão a ser unificadas e realizadas a cada cinco anos.
Neste caso, Sergio e os demais prefeitos e prefeitas que se elegeram para o primeiro mandato nas eleições atuais, poderiam concorrer mais uma vez e permanecer por novos seis anos à frente das prefeituras, ou seja, até 2034.
Além do fim da reeleição, a proposta também amplia para 5 anos os mandatos de deputados federais, estaduais, distritais e vereadores. Para os senadores, o texto aprovado reduziu o tempo atual de oito para cinco anos, após um período de transição em que os eleitos em 2030 cumprirão mandatos de nove anos.