Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

19 de Janeiro de2026


Área Restrita

Política Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026, 15:29 - A | A

Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026, 15h:29 - A | A

Vínculo indefinido

PT hesita em apoiar Nabor Wanderley ao Senado na Paraíba

Aliados do prefeito de Patos (PB) avaliam que o vínculo com o partido do presidente Lula ainda não está definido

Administração

 

Metrópoles
Foto-Polêmica Fatos
 

O Partido dos Trabalhadores (PT) ainda não decidiu se irá apoiar integralmente Nabor Wanderley, pai do presidente da Câmara dos DeputadosHugo Motta (Republicanos-PB) para ocupar uma vaga no Senado. Segundo interlocutores, o partido já fez alguns acenos, mas ainda não há definição, tampouco uma sinalização pública do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Embora Lula tenha feito acenos ao presidente da Câmara, como a criação de um instituto federal no reduto da cidade de Patos, onde Nabor é prefeito, o chefe do Executivo ainda não bateu o martelo se irá apoiar sua candidatura.

Os acenos, no entanto, podem dar uma freada depois do veto ao Projeto de Lei (PL) da Dosimetria, em 8 de janeiro, data em que marcou três anos dos atos de 2023.

Como mostrou o Metrópoles, lideranças do Congresso e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já articulam para tentar derrubar o veto no logo na primeira sessão do Congresso Nacional, após voltarem do recesso legislativo, que termina em 2 de fevereiro.

Outro aceno foi feito quando o prefeito de Patos estava em Brasília (DF), e tirou uma foto com Lula. 

A avaliação do grupo é de que o tema não deve se arrastar ao longo do ano legislativo e precisa ser enfrentado de imediato, como uma das primeiras votações de 2026. Para a apreciação, porém, é preciso que o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), convoque uma sessão.

O principal adversário de Nabor no Estado é o senador Veneziano Vital do Rego (MDB-PB), que tentará concorrer à reeleição. Diferentemente de Motta, o emedebista participou do ato em memória ao 8 de Janeiro, e chegou até publicar uma foto ao lado de Lula.

Aliados de Motta e Nabor minimizam a indefinição do PT e destacam que o pré-candidato do Republicanos ao Senado larga com vantagem ao reunir apoio de grande parte dos prefeitos da Paraíba, um dos redutos petistas. 

Nos bastidores, avaliam que Nabor já é competitivo nas pesquisas, apesar do lançamento recente da pré-candidatura, e veem na movimentação de Veneziano pela reeleição um sinal da força do adversário.

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]