Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

19 de Janeiro de2026


Área Restrita

Política Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026, 15:16 - A | A

Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026, 15h:16 - A | A

Logo Caruaruense

Deputado protocola pedido de impeachment de Raquel Lyra

Pedido foi registrado na Alepe após denúncias de que a empresa de ônibus dos pais de Lyra operava irregular há 3 anos

Administração

 

Metrópoles
Foto-Jamildo
 

Um deputado estadual de Pernambuco protocolou na Assembleia Legislativa local (Alepe) um pedido de impeachment contra a governadora Raquel Lyra (PSD). A petição foi apresentada nesta segunda-feira (19/1), após denúncias de que a empresa de ônibus dos pais da governadora operava de forma irregular há pelo menos três anos em Pernambuco. 

O pedido assinado pelo deputado Romero Albuquerque (União Brasil) ainda precisa ser analisado pelo presidente da Alepe, o deputado Álvaro Porto (PSDB). Caso o presidente da Casa julgue o caso procedente, ele poderá constituir uma Comissão Especial para dar andamento ao processo.

 
 
Deputado protocola pedido de impeachment de Raquel Lyra - destaque galeria
4 imagens
Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra
Raquel é rival de João Campos, prefeito de Recife
Raquel Lyra, governadora de Pernambuco

Entenda o caso

  • Logo Caruaruense encerrou as atividades em 16 de janeiro de 2026, após a informação revelada pelo Metrópoles de que os ônibus rodavam no estado com vistorias vencidas desde 2022 e sem pagar a taxa exigida para a atividades.
  • Mesmo irregular, entre 2023 e 2025, a Logo Caruaruense recebeu R$ 105 mil em recursos públicos referentes a auxílio-transporte de servidores. Os repasses teriam sido feitos sem licitação.
  • A empresa é gerida pelos pais da governadora, o ex-governador João Lyra e Mércia Lyra. Raquel Lyra integrou o quadro societário da empresa até 2018.

A Logo Caruaruense é do pai da governadora, o ex-governador João Lyra Neto. A empresa possui 50 ônibus cadastrados que fazem o transporte intermunicipal.

Um relatório técnico da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) afirma que os veículos da empresa tiveram a última inspeção realizada em 2022, ano em que Raquel Lyra foi eleita. Desde então, os ônibus não passaram por nova avaliação técnica exigida anualmente.

 

Todos os ônibus da Logo Caruaruense têm mais de 10 anos, idade em que o veículo não pode mais operar. O Decreto nº 40.559/2014 determina que será feito o cancelamento do registro dos ônibus que ultrapassarem uma década. A idade média da frota também estaria quase três vezes acima do exigido por lei, saltando de 5 anos para cerca de 14,5 anos.

Em 16 de janeiro, Raquel Lyra anunciou o fechamento da Logo Caruaruense e disse que “a empresa entregou as suas linhas à Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal (EPTI)”. “A EPTI vai trabalhar para que a gente não tenha prejuízo à população, para que o sistema continue funcionando e a gente permita à população ter o direito de ir e vir”, declarou.

 

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]