O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta vermelho para acumulado de chuva válido até a noite desta terça-feira (20).
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Os estados Minas Gerais e Espírito Santo devem registrar chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Segundo o Inmet, há alto risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além de grandes deslizamentos de encostas.
Confira as áreas sob alerta vermelho
As regiões que devem ser afetadas com grandes volumes de chuva são Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Central Espírito-santense, Sul Espírito-santense, Litoral Norte Espírito-santense, Noroeste Espírito-santense e Metropolitana de Belo Horizonte.
Confira as áreas sob alertaFoto: Inmet/Divulgação/ND MaisAlerta laranja em 11 estados e DF
Além do alerta vermelho, o Inmet ainda emitiu alerta laranja em 11 estados e no Distrito Federal até 23h59 desta segunda-feira (19).
Chuvas intensas e tempestades podem afetar áreas do DF, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo , com chance de chuva entre 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h).
Paraná e Santa Catarina estão sob alerta de perigo para ventos costeiros, com possibilidade de movimentação das dunas de areia sobre construções na orla. Este aviso também afeta São Paulo, que ainda pode registrar tempestades e chuvas intensas.
Outros estados também estão sob alerta laranjaFoto: Giovanna Pacheco/ND MaisRecomendações
O Inmet faz algumas recomendações em casos de alerta. É indicado desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Observe alterações nas encostas e permaneça em local abrigado.
Em caso de situação de inundação, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos. Para obter mais informações, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

















