A vereadora Maysa Leão (Republicanos) celebrou, nesta quinta-feira (2), o arquivamento do pedido de cassação movido contra ela. O processo foi motivado pela participação e exposição de uma adolescente em uma audiência pública que tratava sobre violência contra a mulher, realizada em agosto, na Câmara.
“Ficou claro para mim que há sim interesse político em me silenciar”, afirmou Maysa sem indicar de quem seria o interesse. Visivelmente emocionada, em entrevista à imprensa na tarde desta quinta-feira (2), ela ainda comentou as dificuldades por ser alvo do pedido de cassação.
“Dizem que faz parte do jogo, eu não jogo o jogo dessa forma. Eu preciso aprender a me proteger, mas ficou muito claro para mim que a política é um ambiente inseguro e a gente tem que estar 100% atento o tempo todo”, afirmou.
Segundo a vereadora, a adolescente em questão estava acompanhada de psicólogo, assistente social e com autorização do responsável legal.
Ela ressaltou que desconhecia detalhes do protocolo necessário para a escuta de menores em ambientes legislativos, mas destacou que o episódio servirá como base para propor mudanças no regimento interno da Câmara.
“Vamos transformar isso em um projeto da casa. Estabelecer uma 'escuta protetiva', para garantir o direito de fala dos menores, desde que de forma protegida e sem transmissão ao vivo”, afirmou.