O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) emitiu nesta quinta-feira (2) o decreto 10.886 que regulamenta os cargos da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Os três secretários foram nomeados com GDA 1 no nível de direção superior. Abaixo ficaram os secretários-adjuntos, assessores executivos e diretores adminitrativos. No total, a 'supersecretaria' terá 67 cargos.
LEIA MAIS: Câmara aprova 'supersecretaria' de Abilio com resistência da oposição a novos cargos
O decreto cumpre o que o prefeito havia se comprometido de manter os secretários com autonomia para atender as demandas da educação, cultura e esporte. A pasta terá orçamento unificado que será gerenciado por Amauri Monge, titular da Educação.
A fusão das três secretárias foi autorizada pela Câmara em 9 de setembro. A justificativa do prefeito foi de economizar dinheiro público. Na ocasião também foram autorizadas as fusões do Turismo, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico; Mobilidade Urbana e Segurança Pública.
Porém, o prefeito repensou a estrutura e decidiu separar a pasta do Trabalho que terá secretaria individualizada. O ex-chefe de Gabinete, William Leite, é ventilado ao cargo. Ele foi exonerado recentemente e estava sem espaço para retornar ao Executivo.