Os Estados Unidos anunciaram em agosto o envio de sete navios de guerra para o sul do Caribe após prometerem uma recompensa de 50 milhões de dólares pela captura de Nicolás Maduro. O presidente da Venezuela é acusado pelo sistema judicial norte-americano de envolvimento com o tráfico de drogas desde 2020.
O secretário de Estado, Marco Rubio, definiu Nicolás Maduro como “narcoterrorista” e “fugitivo da justiça norte-americana” nesta quinta-feira (4), durante visita oficial ao Equador. Rubio destacou a disposição do governo de Donald Trump em intensificar o combate ao tráfico de drogas na região.
A secretária de Justiça dos EUA, Pam Bondi, também afirmou que Maduro é um dos narcotraficantes mais poderosos do mundo e uma ameaça à segurança americana. Caracas reagiu imediatamente e negou as acusações. A deputada chavista Blanca Eekhout disse à CNN que a versão americana é insustentável. Para ela, não há cultivo, produção ou tráfico de drogas dentro da Venezuela.
O governo dos EUA sustenta a existência do chamado Cartel de los Soles, suposta organização de narcotráfico ligada a altos oficiais militares e ao próprio presidente.