O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), criou uma secretaria para acomodar o suplente de vereador, Fellipe Corrêa (PL), que deixou a Câmara nesta quinta-feira (4) após a Justiça determinar o retorno de Chico 2000 (PL). Fellipe assumirá como secretário de Assuntos Institucionais com o Legislativo. O suplente, que antes de sair da gestão estava como secretário de Agricultura e Trabalho, estará vinculado à Secretaria de Governo que tem como titular o presidente do PL em Mato Grosso, Ananias Filho. Conforme Abilio, Fellipe fará a interlocução do Executivo com a Câmara e não deve esbarrar nas funções de Ananias.
"O Fellipe fez um ótimo trabalho na Câmara e eu tenho gostado desse trabalho. A gente tem tido dificuldade de ter um interlocutor com o Legislativo e como ele é vereador, vai fazer esse papel de representar a Prefeitura no Legislativo", detalhou Abilio nesta quinta-feira (4).
LEIA MAIS: Fernando Medeiros comandará 'supersecretaria' que unifica Turismo e Agricultura
A secretaria de Assuntos Institucionais é uma novidade em meio ao cenário de cortes de gastos, sendo a única a ser criada do zero enquanto pastas tradicionais, como Turismo e Cultura, assistem suas estruturas serem extintas. Abilio justificou que embora Fellipe tenha o título de secretário, não vai estar 'solto' na gestão e a ideia é que ele trabalhe em conjunto com Ananias.
"É uma função de secretário dentro da Secretaria de Governo", explicou o prefeito.
O advogado e pecuarista Vicente Falcão Filho tem feito os ajustes necessários na Secretária de Agricultura, sendo aprovado por Abilio e demais colegas, que têm nítida simpatia por ele. Portanto, para o prefeito, não faria sentido retirá-lo para ter Fellipe por perto. Por isso, o mais prático foi valorizar o "talento" de negociação política para reforçar a presença do Executivo no que é votado na Câmara.
"Entendi que ele tem um talento melhor para se relacionar com a Câmara. Então, trago um vereador para se relacionar com o Legislativo, alguém que entende do trâmite e tem liberdade com os pares. É muito melhor um político (nessa função)", argumentou Abilio aos jornalistas.
O prefeito ainda pontuou que a movimentação não implicará em eventuais choques entre Fellipe e Ananias, que está voltado ao diálogo interno e com o Palácio Paiaguás.
"Não choca com a função do Ananias que é secretário de Governo. A função de secretário do Governo é relacionar-se com os agentes do governo, secretários, atividades das pastas, orçamento. O Fellipe será de Assuntos Institucionais com o Poder Legislativo", concluiu.