De olho nas eleições de 2026, o deputado estadual Juarez Costa (MDB) lançou um forte sinal de apoio à candidatura de sua colega de partido, Janaina Riva ao Senado Federal e declarou que trabalhará ativamente pela reaproximação entre Riva e o governador Mauro Mendes (UB).
Juarez Costa amplificou os resultados das pesquisas pré-eleitorais que colocam Janaina Riva em segundo lugar na preferência do eleitorado para o Senado. "É muito maior, é indiscutível. Eu não vejo o mínimo de possibilidade da Janaína não estar ali pontuando quase em primeiro", cravou Juarez Costa em coletiva de imprensa na última sexta-feira (14).
Ele ainda reforçou o apoio: "Tem meu apoio, tem meu voto e quero pedir a todas as mulheres que possam estar do lado dessa grande guerreira”.
ALIANÇA
O deputado, diferente de Janaina, se mantém no grupo do governador Mauro Mendes e tem trabalhado pela consolidação da candidatura do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) ao governo. Juarez, por outro lado, defende que a presença de Janaina Riva na chapa majoritária é crucial.
O deputado reconheceu que existe um atrito entre a parlamentar e o governador, mas defendeu que a política deve superar desavenças pessoais para o bem da aliança.
"Na política, problema pessoal, alguma coisa você deixa de lado, supera isso. Eu acho que a Janaina é muito importante para o arco de aliança do Pivetta, tem que superar isso para o bem do Pivetta, para o bem da construção", disse.
Para o deputado do MDB, a articulação é o passo mais simples em um ambiente político que já presenciou grandes reviravoltas: "Eu acho que tudo é possível na vida, nós já vimos tanta coisa acontecendo na política. Essa é a mais simples”.
A afirmação do parlamentar pode se referir inclusive a ele mesmo, já que Juarez era apontado como favorito para suceder Carlos Bezerra, histórico líder do MDB que deixou a presidência em 2025. Vice-presidente até então, ele havia defendido a “aposentadoria” política de Bezerra e articulava maioria interna, inclusive em apoio à possível candidatura ao governo do atual vice-governador.
Janaina, que acabou assumindo o comando do MDB, sempre negou qualquer “puxada de tapete” e ressaltou que o partido precisava se reorganizar com antecedência para enfrentar o desafio eleitoral de 2026. Logo após a posse de Riva, em agosto, Juarez demonstrou apoio à nova liderança e reforçou a importância de uma frente unida para a formação das chapas que disputarão as eleições de 2026.
LEIA MAIS: Juarez Costa supera rusgas, elogia Janaina Riva e prega união no MDB MT

















