Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,37 | EURO R$ 6,21

10 de Outubro de2025


Área Restrita

Política Quinta-feira, 09 de Outubro de 2025, 17:40 - A | A

Quinta-feira, 09 de Outubro de 2025, 17h:40 - A | A

ESTRATÉGIA

Jayme tem mais chances ao governo de MT do que ao Senado em 2026, diz Júlio Campos

Irmão sugere rota escolhida para as eleições majoritárias de 2026, que promete ser uma das mais acirradas dos últimos anos no estado.

Conteúdo Hipernotícias
DA REDAÇÃO

A intensa disputa pelas duas vagas ao Senado Federal em 2026 seria fator descisivo para o senador Jayme Campos (UB) se manter firme como pré-candidato ao Executivo. Segundo o deputado estadual Júlio Campos (UB), irmão e aliado político de primeiro ordem do senador, Jayme tem mais chances em uma candidatura ao Governo de Mato Grosso do que em buscar a reeleição no Senado.

“É mais que possível. É mais fácil ser candidato a governador. A perspectiva de uma campanha para governador é muito melhor do que para o Senado”, afirmou Júlio.

O deputado argumenta que o cenário para o Senado está “congestionado”, com pelo menos seis pré-candidatos de peso interessados nas duas vagas que estarão em disputa em 2026. Entre os nomes mencionados estão: o atual governador Mauro Mendes (UB), o senador e ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD), a deputada estadual Janaína Riva (MDB), o deputado federal José Medeiros (PL), o empresário Antônio Galvan (DC) e o ex-governador Pedro Taques (PSD). 

Para Júlio Campos, a disputa para o governo estadual, apesar de igualmente competitiva, oferece melhores condições estratégicas: “Para o Governo só tem três ou quatro nomes. É uma eleição com segundo turno, o que aumenta as chances de vitória. Já o Senado é decidido no primeiro turno e os dois mais votados vencem”, explicou.

RACHA NO UB 

No início desta semana, o União Brasil (UB) sinalizou uma nova tentativa de diálogo entre os grupos políticos liderados por Jayme Campos e Mauro Mendes. A expectativa de alinhamento para uma estratégia conjunta visando as eleições de 2026 foi frustrada mais uma vez, e o encontro acabou evidenciando ainda mais o racha interno no partido.

De um lado, os apoiadores de Campos defendem abertamente o nome do senador como candidato ao Governo. Do outro, os aliados do governador seguem firmes no apoio à pré-candidatura de Otaviano Pivetta (Republicanos), atual vice-governador.

Apesar das movimentações e articulações eleitorais, Jayme ainda tem quatro anos de mandato no Senado Federal, o que lhe garante espaço político mesmo sem uma candidatura em 2026. Situação semelhante vive o senador Wellington Fagundes (PL), também cotado como possível nome para disputar o governo, e cujo mandato vai até 2030.

 VEJA VÍDEO:

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]