O presidente do PRD em Mato Grosso, Mauro Carvalho, afirmou ao HNT TV Entrevista - podcast do Hipernotícias - que o partido fará oposição a candidatura do presidente Lula (PT) à reeleição. Carvalho disse que a sigla, recém-federada ao Solidariedade, fechará compromisso com candidato da centro-direita. Segundo Mauro, o posicionamento do grupo foi anunciado pelo presidente do Solidariedade, Paulinho da Força, em Brasília.
LEIA MAIS: HNT TV: "Seria antinatural apoiar Wellington", diz Mauro Carvalho; veja vídeo
"Ele colocou bem claro isso que somos uma federação de centro-direita e é impossível essa federação caminhar junto no caso de reeleição do presidente Lula em 2026", falou Mauro Carvalho.
A centro-direita ainda não tem um representante. Os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD-RS), e do Paraná, Ratinho Jr (PSD-PR), são ventilados como nome da ala. Porém, Mauro Carvalho integra o grupo do governador Mauro Mendes (União Brasil) apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a tendência é que o PRD - pelo menos, em Mato Grosso - caminhe com o nome lançado pela extrema-direita.
"É um partido que ainda não firmou nenhum compromisso com candidato a presidente da República, mas é um partido que vai fechar esse compromisso com algum candidato da centro-direita", disse
DIMINUIÇÃO DE PARTIDOS
Mauro Carvalho também acompanha o governador Mauro Mendes sobre a redução de partidos, defendendo iniciativas como o projeto de lei complementar (PLP) 177/2023 que pressiona legendas menores a promover fusões para reduzir o gasto público com o fundão.
"A quantidade de partidos no Brasil é muito grande, a tendência dessas federações é consolidar um número menor de partidos, mas partidos que tenham robustez, representatividade, não só em Brasília, mas nos estados e municípios", finalizou.
VEJA VÍDEO