Quinta-feira, 03 de Julho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,41 | EURO R$ 6,36

03 de Julho de2025


Área Restrita

Política Quinta-feira, 03 de Julho de 2025, 13:29 - A | A

Quinta-feira, 03 de Julho de 2025, 13h:29 - A | A

COMANDO

Após críticas de Milei ao Mercosul, Lula tenta se defender

Presidentes dos dois países têm visões antagônicas sobre bloco econômico

G1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (3) que estar no Mercosul "protege" os países que integram o bloco, em oposição ao discurso do presidente da Argentina, Javier Milei, que defendeu que as ações conjuntas do grupo acabaram por "prejudicar" a maior parte dos cidadãos.

Em seu discurso, Milei criticou a burocracia do Mercosul e disse que o bloco impõe restrições aos países do bloco, que estão submetidos a uma "cortina de ferro".

"Se o Mercosul foi criado com a intenção nobre de integrar as economias da região, em algum momento esse norte foi afundando e a ação comercial conjunta terminou por prejudicar a maioria dos nossos cidadãos em prol de privilegiar alguns setores", disse Milei. 

"A barreira que levantamos para nos proteger comercialmente em um momento que considerávamos valioso, terminou por nos excluir do comércio e da competição globais e acabou castigando nossas populações com bens piores e serviços a preços piores", acrescentou. 

A reunião de cúpula do Mercosul acontece em Buenos Aires. Ao fim do encontro, o presidente brasileiro recebeu de Milei o comando do bloco pelos próximos seis meses.

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]