O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (27/8) que já comunicou ao PT, partido ao qual é filiado, que não tem intenção de ser candidato nas eleições de 2026.
“Eu penso que tem uma agenda que está sendo concluída na Fazenda muito importante este ano. A reforma da renda é a cereja do bolo, que é começar a tocar na ferida da desigualdade, que poucos governos tentaram e quase nenhum conseguiu”, disse Haddad, em entrevista ao UOL.
Essa não é a primeira vez que o ministro mostra que não deseja se candidatar. Em entrevista ao Metrópoles, ele já havia antecipado que gostaria de concluir sua agenda frente ao ministério da Fazenda. No entanto, disse estar à disposição do partido e do que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidir ser melhor para o seu projeto de governo.
“Eu não tenho intenção, neste momento, de ser candidato em 2026. Já expressei isso para a direção do partido. Para o presidente, nós não tratamos esse assunto ainda, a bem da verdade. Mas já conversei com o Edinho [Silva, presidente do PT], com outras lideranças do PT”, contou o ministro.
Haddad já foi prefeito de São Paulo e, em 2018, se candidatou à Presidência pelo PT. À época, Lula estava preso e não poderia disputar a eleição.
“Sou uma pessoa que tem uma carreira acadêmica. Agora, eu quero melhorar o Brasil, então eu, como cidadão, guardadas as minhas prerrogativas de escolher o que eu vou fazer, mas ajudar de alguma maneira, eu vou ajudar. De alguma maneira, eu vou ajudar. Não necessariamente concorrendo”, explicou Haddad.