O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), intensificará as ações para reestruturar a Secretaria Municipal de Educação e elevá-la à condição de "supersecretaria". Conforme apurado pelo HNT, Abilio apostará na gestão compartilhada, criando setores e comissões para administrar programas e repensar a atual composição da Pasta. O anúncio das mudanças será feito pelo prefeito na tarde desta quarta-feira (7), às 14h30, no Palácio Alencastro.
A convocação de coletiva de imprensa para explicar as movimentações no Executivo gerou dúvidas se o cargo de Amauri Monge, atual titular da Educação, estaria em risco. Porém, a coluna confirmou que Abilio não ventila a saída de Amauri e o advogado permanece como secretário.
LEIA MAIS: Amauri volta à Educação e chefe de gabinete assume Assistência Social temporariamente
Em julho, o prefeito expôs a intenção de ampliar a estrutura da Educação, transformando a Pasta em uma "supersecretaria". Amauri, que já estava no comando, seria repassado a adjunto e o vereador Daniel Monteiro (Republicanos) ficaria como secretário. No entanto, a articulação não prosperou. Daniel recusou o convite de Abilio, feito, segundo o vereador, para silenciar críticas na Câmara à gestão. Após o episódio, Daniel mudou o discurso e passou a fazer discursos ácidos contra o prefeito.
TROCA RECORRENTE
Reprodução

A gestão de Abilio é marcada por mudanças recorrentes no secretariado; o prefeito já fez 11 trocas desde que assumiu.
O primeiro ano do mandato de Abilio é marcado por instabilidade no alto escalão. Nesta terça-feira (26), mais uma troca de secretários foi oficializada, sendo essa a 11ª desde que o bolsorista assumiu, em janeiro deste ano. Ananias Filho (PL) foi exonerado como interino da da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) que passará a ser comandada pela coronel da Polícia Militar, Francyanne Siqueira Chaves Lacerda.
LEIA MAIS: Em sete meses de gestão, secretariado de Abilio passa por nove mudanças
O ato de nomeação foi publicado em edição suplementar da Gazeta Municipal nesta terça-feira (26). De acordo com a assessoria, a nomeação é em caráter provisório e durante o período a coronel vai acumular a gestão da Secretaria de Segurança Pública.
Francyanne é a segunda coronel a passar pela Semob. A vice-prefeita e coronel aposentada, Vânia Rosa (Novo), foi a PM de alta patente a ocupar o cargo anteriormente. Ananias assumiu no lugar de Vânia após Abilio retirá-la da Semob devido desentendimento da ex-secretária com a presidente da Câmara.