Um dia após o término de sua licença de cerca de 120 dias, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) já aparece oficialmente, no site da Câmara, como titular em exercício do mandato.
Mesmo que o parlamentar ainda esteja morando nos Estados Unidos e prometa não retornar ao Brasil, o sistema da Casa já passou a considerar o filho 03 de Jair Bolsonaro como um deputado ativo.
Em uma live no domingo (20/7), último dia de sua licença, Eduardo anunciou que não renunciaria ao cargo de deputado. Ele disse que vai conseguir “levar o mandato” por mais três meses.
“Eu não vou fazer nenhum tipo de renúncia. Se eu quiser, eu consigo levar meu mandato, pelo menos, até os próximos três meses”, disse na transmissão divulgada em seu canal no YouTube.
Como não renunciou, Eduardo voltará a receber o salário de deputado, atualmente de R$ 46,3 mil. O deputado, no entanto, levará faltas nas sessões em que o registro de presença biométrico for exigido.
Ele só perderá o mandato quando o número de faltas ultrapassar um terço das sessões plenárias no ano. Até o momento, o filho de Jair Bolsonaro acumula quatro faltas não justificadas no site da Câmara.