Um dia após liderar um ato contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Praça Ipiranga, em Cuiabá, nesta segunda-feira (5), a ex-vereadora e suplente de deputada estadual Edna Sampaio (PT) publicou artigo com duras críticas à operação norte-americana na Venezuela. Para Edna, a crise venezuelana indica um processo amplo de reconfiguração da ordem internacional.
"Apenas os tolos veem motivo de celebração na invasão de um país", dispara em trecho da publicação.
Segundo Sampaio, o cenário estaria relacionado ao enfraquecimento da hegemonia construída pelos Estados Unidos no período pós-Segunda Guerra Mundial, o que, em sua visão, abre espaço para um contexto global mais instável.
A ex-vereadora relembra que a descoberta de grandes reservas de petróleo na Venezuela, no início do século XX, foi determinante para a aproximação do país com os Estados Unidos. De acordo com a análise de Edna, enquanto o país sul-americano manteve alinhamento com os interesses estratégicos de Washington, foi tratado como parceiro político e econômico. No entanto, o modelo teria contribuido para a concentração de riqueza e para o agravamento de desigualdades sociais internas.
Edna também destaca a eleição de Hugo Chávez, em 1998, como um ponto de inflexão, ao priorizar políticas voltadas à soberania econômica, especialmente com a reestatização do setor petrolífero. Período a partir do qual os Estados Unidos passaram a adotar sanções econômicas e restrições financeiras contra a Venezuela.
Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Edna relaciona ainda o endurecimento da postura norte-americana ao avanço da China e ao fortalecimento de blocos como o BRICS. Para ela, diante da perda de influência econômica e geopolítica, os Estados Unidos passaram a recorrer com mais frequência a instrumentos de pressão, como sanções e ameaças diplomáticas, reacendendo disputas estratégicas na América Latina.
A publicação do artigo ocorre após o protesto realizado na última segunda-feira (5), quando militantes queimaram uma foto de Donald Trump durante manifestação liderada por Edna Sampaio em Cuiabá. Na ocasião, a ex-vereadora afirmou que a política dos Estados Unidos em relação à Venezuela pode gerar impactos para a estabilidade regional e trazer reflexos indiretos para o Brasil.

















