Domingo, 13 de Julho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,57 | EURO R$ 6,51

13 de Julho de2025


Área Restrita

Política Sábado, 07 de Junho de 2025, 14:28 - A | A

Sábado, 07 de Junho de 2025, 14h:28 - A | A

LEIS SANCIONADAS

Cuiabá institui política de cuidados paliativos e valorização de festa centenária

As propostas são de autoria da vereadora Katiuscia Manteli (PSB) e foram oficializadas pelo prefeito Abilio Brunini (PL) em cerimônia realizada na Câmara Municipal

Conteúdo Hipernotícias

Foram sancionadas nesta sexta-feira (6) a criação da Política Municipal de Cuidados Paliativos e a inclusão da tradicional Festa do Senhor Divino Espírito Santo no calendário oficial de eventos de Cuiabá. As propostas são de autoria da vereadora Katiuscia Manteli (PSB) e foram oficializadas pelo prefeito Abilio Brunini (PL) em cerimônia realizada na Câmara Municipal.

Os textos tratam de duas áreas fundamentais: a garantia de um atendimento mais digno e humanizado a pacientes em estágio terminal e o reconhecimento de uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas da capital mato-grossense.

“Estou muito feliz que minha primeira lei sancionada vá impactar de maneira tão significativa a nossa sociedade. O Brasil é o terceiro pior país do mundo para se morrer, e essa política busca mudar esse cenário com mais dignidade e humanidade nos momentos mais difíceis da vida”, afirmou a vereadora sobre os cuidados paliativos.

Durante o ato, o prefeito Abilio parabenizou a parlamentar pela sensibilidade e reforçou que a política não impõe obrigatoriedade, mas amplia as possibilidades de cuidado e respeito à vontade dos pacientes e suas famílias. “A decisão é do paciente e da família. Essa política garante uma vida mais digna até o fim, com mais humanidade e sociabilidade. Ainda existe preconceito sobre o cuidado domiciliar, mas ações como essa ajudam a mudar essa realidade”, disse.

Presente na solenidade, a fisioterapeuta e militante da causa paliativista Grace Rocatto destacou a importância da nova política pública. “Profissionais de saúde são treinados para salvar vidas, mas hoje reconhecemos que também é possível cuidar de outra forma. Quando cuidamos de um ser humano, sempre ganhamos. E é isso que os cuidados paliativos proporcionam.”

Já sobre a valorização da Festa do Senhor Divino Espírito Santo, Katiuscia destacou a importância cultural da celebração: “É uma das expressões mais autênticas da cuiabania. Desde os que nascem aqui — como meus filhos — até os que chegam à cidade, como eu, todos se encantam com a tradição dos festeiros, que percorrem os bairros levando as bandeiras sagradas. Nada mais justo do que eternizar essa manifestação de fé com quase dois séculos de história”.

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]