O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), confirmou durante o anúncio da saída da médica Lúcia Helena Sampaio à frente da Secretaria Municipal de Saúde no próximo dia 1º de setembro, que já a convidou para assumir um novo projeto estratégico dentro da gestão, embora ainda aguarde uma resposta da profissional. Durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (30), Abílio afirmou que a decisão de anunciar a mudança foi antecipada após o vazamento de informações à imprensa, o que, segundo ele, poderia gerar instabilidade na equipe.
A substituição, no entanto, só será efetivada no mês que vem. “Não era algo que faríamos agora, mas como a informação já circulava, decidimos comunicar oficialmente. Eu tenho um carinho enorme pela Lúcia. Ela fez um excelente trabalho e gostaria muito que continuasse conosco em outro projeto”, disse o prefeito.
A nova proposta envolve a criação de um espaço de promoção de saúde dentro da Secretaria de Governo, que pretende integrar ações de saúde, educação e esporte, com foco em prevenção e bem-estar da população. “Quero levar saúde para dentro das escolas abertas, para os parques, para as praças, onde tenhamos profissionais atuando com outras secretarias. E convidei a Lúcia para liderar essa iniciativa. Ainda não tive a resposta, mas acredito muito na contribuição que ela pode dar”, afirmou Abílio.
Sobre a motivação da saída, o prefeito disse que a decisão foi mútua. “Foi uma construção entre nós dois. Eu precisava fazer algumas mudanças na estrutura da secretaria e ela também sentiu a necessidade de reorganizar sua rotina”, afirmou.
Questionado sobre possíveis desgastes entre ele e a secretária ou influência de críticas feitas por vereadores e pela população, o prefeito minimizou. “A Saúde é uma das pastas mais complexas, sempre haverá reclamações. Não se resolve problemas históricos em poucos meses. Mas tivemos avanços importantes, como o enfrentamento à chikungunya, melhorias nas UPAs e a entrega do hospital pediátrico”.
LEIA MAIS: Ex-interventora, Danielle Carmona assume chefia da Secretaria de Saúde de Cuiabá
O prefeito também reconheceu que sua atuação direta nas decisões da pasta pode ter gerado atritos. “Provavelmente, alguma coisa atrapalhei. Eu me envolvo demais, porque é uma área que defendo desde quando era vereador. Mas tudo sempre foi no sentido de buscar melhorias para a população”.
Por fim, reafirmou o compromisso de dar continuidade às mudanças estruturais na saúde e que mais informações sobre o novo comando da pasta será anunciado nos próximos dias.