O Congresso Nacional é a instituição menos confiável dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) para os brasileiros, de acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (8).
Foram ouvidas 12.150 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Já o nível de confiança é de 95%.
Segundo o levantamento, 52% dos entrevistados dizem não confiar no Congresso. Ao mesmo tempo, 45% afirmam crer no Parlamento, enquanto outros 3% não souberam ou não responderam à questão.
O índice de desconfiança em relação ao Congresso é o mais alto desde o início da medição, em novembro de 2022 (veja os detalhes no gráfico abaixo).
Simultaneamente, a pesquisa indica que 54% dos brasileiros confiam na Presidência da República, ao passo que 44% desconfiam do Executivo. Já 2% não souberam ou não responderam acerca do tema.
Por fim, 50% das pessoas ouvidas declararam confiar no STF (Supremo Tribunal Federal), à medida que 47% desconfiam da Suprema Corte. Outros 3% não souberam ou não responderam à indagação.