O secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, classificou como “lamentável” a postura do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), durante a inauguração da Escola Alice Fontes. Em vídeo que circula nas redes sociais, o prefeito interage com estudantes, responde a provocações com referência política e os desafia com perguntas de matemática básica.
Para Porto, a conduta expôs indevidamente crianças e adolescentes. — “Expor crianças e adolescentes dessa forma não é saudável. Fomentar divisão dentro das escolas não faz sentido nenhum”, afirmou o secretário, acrescentando que a abordagem foi “desnecessária” e “infeliz”. (Assista o vídeo ao final).
O comentário de Porto se refere a um vídeo registrado no evento. Na gravação, Abilio é recebido por estudantes com o grito “faz o L”, bordão associado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em resposta, o prefeito pergunta a uma aluna: “Quanto que é 4x4?”.
Após ouvir “16” como resposta, ele rebate: “Mas você não fez o L”. Na sequência, Abilio comenta: “Tá vendo? Esse que é o problema. Saber fazer o L e não saber 4x4 vai dar um problema danado.
Enquanto o pessoal ficar sabendo fazer o L e não saber 4x4, não chega à faculdade. E quando chega, não passa de lá”. O episódio gerou repercussão nas redes sociais e reacendeu o debate sobre a presença de disputas políticas no ambiente escolar.