O governador Mauro Mendes (UB) minimizou o resultado de pesquisas eleitorais recentes que demonstram sua liderança na corrida ao Senado. Segundo ele, os levantamentos acabam não tendo importância pela distância do pleito, que será realizado daqui a um ano. As declarações foram feitas nesta quinta-feira (14) durante evento da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
“Eu tenho muito respeito, não entro muito no mérito de pesquisa, porque já vi muitas acertarem e muitas errarem. Tão distante ainda do processo eleitoral, na minha opinião, é perda de tempo ficar focando em pesquisa nesse momento”, afirmou.
O governador ainda destacou que o eleitor está cada vez mais informado e forma opinião a partir de diferentes fontes, como a imprensa e as redes sociais, por isso, a pesquisa teria um peso menor. Para ele, a prioridade deve ser a gestão.
“O meu foco é trabalhar e entregar resultados, não ficar olhando para a pesquisa o tempo todo”, ressaltou.
Mendes também criticou a postura de pré-candidatos que, segundo ele, usam pesquisas para tentar induzir o eleitor. “Vejo uma agonia de alguns possíveis candidatos que estão fazendo pesquisa, divulgando, querendo induzir o eleitor a uma tendência.”, alfinetou.
“Nós já vimos isso acontecer em vários momentos da história, no Brasil e em Mato Grosso, e isso não dá certo. As pessoas estão muito sabidas hoje, sabem distinguir o certo do errado e tomar suas próprias decisões na hora certa”, completou.
Apesar de já ter revelado interesse, e sempre figurar como o primeiro voto nas pesquisas eleitoras faltando mais de um ano para o pleito, Mendes reforçou que só vai anunciar se permanecerá no cargo ou renunciará ao mandato para ser pré-candidato no limite legal para disputar o Senado, em abril de 2026.