Quinta-feira, 07 de Agosto de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,46 | EURO R$ 6,37

07 de Agosto de2025


Área Restrita

Política Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025, 11:21 - A | A

Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025, 11h:21 - A | A

PROTESTO CONTRA MORAES

Abilio se reúne em Brasília com deputados que 'acampam' na Câmara; veja vídeo

O prefeito disse que foi ao Congresso solucionar "problemas" com emendas, mas não conseguiu cumprir as agendas e foi se solidarizar com os colegas bolsonaristas

Conteúdo Hipernotícias
Da Redação

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), se encontrou com os deputados federais que 'acampam' na Câmara dos Deputados, em Brasília, obstruindo a Mesa Diretora, impedindo a realização das sessões. O prefeito defendeu os colegas da direita. Ele pontuou que a manifestação é pacífica e não tem o objetivo de desmontar o Supremo Tribunal Federal (STF) como é ventilado. Segundo Abilio, a intenção é denunciar a postura do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que tem "passado dos limites da Constituição". 

LEIA MAIS: Quem são os congressistas que impedem a realização de sessões

Abilio disse que não foi a Brasília para participar do ato. A agenda principal era a resolução de emendas parlamentares empenhadas ainda durante o seu mandato de deputado federal à Prefeitura de Cuiabá que ainda não foram pagas pelo governo Lula. No entanto, "problemas" impediram as reuniões e ele acabou indo ao Congresso se solidarizar com os parlamentares. 

"Vim acompanhar os deputados federais que estão acampados na Câmara e no Senado. Eles não estão contra a instituição, mas contra o posicionametno de um dos ministros que tem se posicionado contrário ao Estado Democrático de Direito. Não são todos os ministros, mas um, Alexandre de Moraes, que está passando dos limirtes da Constituição federal", falou o prefeito. 

Os deputados federais de Mato Grosso, Coronel Fernanda, Rodrigo da Zaeli e José Medeiros, todos do PL, aderiram ao protesto e passaram a tarde na mesa diretora com a boca tampada com fitas adesivas, em referência a decisão de Moraes que proibiu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de dar entrevistas à imprensa e conversar com investigados no inquérito do golpe. 

"Ele não foi condenado ainda e já está sendo cendsurado. Esse tipo de medida faz com que esse conflito aqueça ainda mais e a população brasileira assista um Parlamento em crise", disse Abilio. 

Os deputados estão divididos em plantões para que a mesa fique permanentemente obstruída, travando a pauta da Câmara. Por isso, Abilio não encontrou com Fernanda e Medeiros que já enviam encerrado seus turnos. Zaeli, que ocupou o mandato de Abilio quando ele saiu para ser empossado prefeito, o recebeu no plenário. Rodrigo Zaeli está na linha de frente dos protestos em apoio a Bolsonaro ao lado da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), com quem Abilio também conversou. 

"Não é um ataque as instituições. Não é uma questão com o Supremo Tribunal Federal. Não é um ataque à Câmara, ao Senado brasileiro, é um posicionamento muito claro sobre a conduta de alguns deles. O Senado, o Congresso e o Supremo são muito maiores que todas essas pessoas", concluiu o prefeito. 

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]