O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), declarou nesta semana que está preparando uma compensação salarial para os servidores da saúde, devido às mudanças nos valores pagos a título de insalubridade. Conforme o prefeito reforçou em vídeo publicado no instaram a nesta terça-feira (7) a adequação está sendo feita em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público.
“Infelizmente, temos que atender ao TAC que trata sobre a insalubridade. Mas estamos atualizando a lei do Prêmio Saúde, aumentando os valores, para que os servidores não tenham perdas tão significativas como estão tendo agora”, afirmou Abilio.
A declaração do prefeito ocorre após a mobilização das categorias da Saúde da capital na que cobraram uma solução para o impasse na Câmara de Cuiabá, nesta manhã. A prefeitura pretende discutir o tema com as categorias ainda este mês.
A estratégia é alterar a legislação do Prêmio Saúde para que ele funcione como compensação à redução nos adicionais de insalubridade.
A proposta será debatida com os representantes dos profissionais de saúde, diante do risco de uma greve da categoria, que anunciou a Assembleia Geral para a próxima sexta-feira (10) e o indicativo de greve para a próxima quarta (15).
LEIA MAIS: Trabalhadores da saúde ameaçam greve por redução de insalubridade em Cuiabá