O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) anunciou neste sábado (29) a decisão de desapropriar a área e iniciar o processo de regularização fundiária das famílias que ocupam o Contorno Leste. Em vídeo, ao lado da vereadora Samantha Iris (PL) e as secretarias de Habitação e Regularização Fundiária e de Assistência Social, Michelle Dreher e Hélida Vilela, Brunini garantiu que as famílias que vivem no local não serão mais removidas.
O prefeito afirmou que a decisão foi articulada em reunião realizada hoje e após diálogos com representantes da Justiça e a família proprietária do imóvel. A ação de desapropriação e regularização fundiária representa a solução definitiva para o conflito de posse, assegurando que as famílias não precisarão se mudar e terão seus direitos reconhecidos.
"Nós vamos regularizar o Contorno Oeste, nós vamos desapropriar a área e fazer a regularização do Contorno Oeste aonde está.", afirmou Brunini. (Assista ao final).
Apesar da urgência da situação, Brunini esclareceu que a iniciativa está sendo conduzida com recursos próprios, sem o recebimento de emendas ou apoio financeiro de deputados ou parlamentares até o momento.
"Vamos precisar de recursos para fazer a regularização e vamos precisar de recursos para investir em infraestrutura. Todos aqueles que quiserem ajudar ou ir apoiar são bem-vindos.", endereçou.
O município enfatizou que o objetivo é não deixar que as famílias "continuem passando por esse sofrimento", da insegurança sobre a propriedade do imóvel, e se concentrará no apoio aos grupos mais vulneráveis.
A Secretaria de Assistência Social fará uma atualização completa do cadastro de todos os moradores do Contorno Oeste para identificar e atender as necessidades específicas de cada família. Foi garantido o suporte especial a crianças, idosos e mães, com atenção específica às crianças autistas presentes na comunidade.
LEIA MAIS: Por maioria, STF mantém suspensa desocupação do Contorno Leste
ASSISTA:
















