O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), explicou, nesta terça-feira (9), os motivos de der escolhido sua esposa, a vereadora Samantha Iris como vice-líder da base na Câmara Municipal. A decisão, segundo o gestor, busca fortalecer a interlocução entre o Executivo e o Legislativo, ampliando os canais de diálogo com os parlamentares.
“Eu escolhi a Samantha, temporariamente, porque é importante estabelecer o cargo de vice-líder, que é uma figura necessária dentro da Câmara Municipal. Ela é muito qualificada, muito melhor que eu, inclusive. Mais adiante poderemos avaliar outros nomes”, declarou Brunini.
O prefeito explicou que a medida não está relacionada a qualquer divergências envolvendo o líder de governo, vereador Dilemário Alencar, mas sim à necessidade de oxigenar os discursos e dividir responsabilidades na articulação política. “Não é por descontentamento com o Dilemário. É porque não podemos deixá-lo sozinho enfrentando, muitas vezes, as opiniões da oposição. É importante dar oportunidade para outros vereadores participarem desse processo”, afirmou.
Brunini destacou que, além de Dilemário e Samantha, a gestão também conta com o secretário Felipe Corrêa e o secretário de Governo, Ananias Filho, todos na função de articuladores políticos.
Para ele, a pluralidade de representantes evita a concentração de poder e garante maior abertura de diálogo. “O que encurrala a oposição não é a quantidade de líderes, mas sim a falta de espaço para conversar. Hoje o vereador pode falar comigo, com o Ananinas, com o Felipe, com o Dilemário, com a Samantha. Nós ampliamos as possibilidades. Tanto base quanto oposição têm autonomia para dialogar com a Prefeitura”, reforçou.
VEJA VÍDEO: