O Grupo Especial de Fronteira (Gefron), a Polícia Federal, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Força Aérea Brasileira (FAB) apreenderam uma aeronave com aproximadamente uma tonelada de cocaína em operação conjunta realizada na tarde de sexta-feira (26), em Rondonópolis (a 220 km de Cuiabá). A carga ilícita é avaliada em mais de R$ 28 milhões.
A ação ocorreu em uma área rural próxima à divisa com o município de Alto Garças e contou também com o apoio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Polícia Militar. Três suspeitos foram presos em flagrante.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
A mobilização teve início após radares da FAB identificarem uma aeronave de pequeno porte vinda da Bolívia que entrou no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo. Caças A-29 foram acionados e acompanharam o deslocamento até que o avião foi localizado em uma pista de pouso clandestina.
Segundo as forças de segurança, a aeronave utilizava prefixo falso e seria empregada no transporte de drogas. Ao perceberem a chegada das equipes, criminosos abandonaram o local, mas três suspeitos foram detidos durante as buscas.
No local, foram apreendidos 31 fardos de entorpecentes dentro e fora da aeronave. Parte da droga já havia sido escondida em área de mata, enquanto outra estava sendo carregada em uma caminhonete Hilux, também apreendida.
As investigações seguem sob responsabilidade da Polícia Federal, que busca identificar lideranças do tráfico, enfraquecer financeiramente os grupos envolvidos e desarticular facções ligadas ao narcotráfico.