O juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto, da 2ª Vara Criminal de Cuiabá, determinou que Lumar Costa da Silva seja internado no hospital psiquiátrico Adato Botelho, em Cuiabá. Lumar se tornou conhecido nacionalmente por ter assassinado a tia e arrancado o coração dela.
A reportagem apurou com fontes médicas que a internação de Lumar ocorra até o próximo domingo (14). Mesmo não possuindo leitos disponíveis, o hospital vai acolher Lumar de forma excepcional, em cumprimento à decisão judicial. Antes disso, ele precisará passar por uma série de exames, que não foram especificados.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Na decisão, laudo médico atestou que o quadro clínico dele é grave e o regime ambulatorial não é capaz de oferecer o tratamento adequado.
Em sua argumentação, o juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto destacou que enviar Lumar para uma unidade prisional causaria "constrangimento ilegal" por atentar contra o princípio da dignidade humana.
Mesmo assim, o magistrado destaca que não é possível colocar Lumar em liberdade pelo risco concreto que ele representa para a sociedade.
"Diante do exposto, determino queo diretor do CIAPS- Adauto Botelho - Posto II, disponibilize, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, vaga para cumprimento da medida de segurança imposta ao paciente Lumar Costa da Silva, independentemente de prévia reserva de leito ao Judiciário, sob pena de caracterização de desobediência e consequente prisão", afirma a senteça.
RELEMBRE O CASO
Lumar assassinou a tia e arrancou o coração dela em 2019. Devido ao seu estado psiquiátrico, ele foi considerado iniputável e absolvido sumariamente do crime praticado contra a tia.
Após laudo do Adauto Botelho, ele foi desinternado e pode se mudar para São Paulo desde que fosse acompanhado por equipe ambulatorial.
Contudo, Lumar voltou a ser preso, dessa vez por violência doméstica, o que fez que a decisão anterior fosse revogada. A avaliação é que o seu estado piorou.















