Sexta-feira, 18 de Julho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,54 | EURO R$ 6,44

18 de Julho de2025


Área Restrita

Notícias do Agro Quinta-feira, 17 de Julho de 2025, 16:09 - A | A

Quinta-feira, 17 de Julho de 2025, 16h:09 - A | A

Arroz

Brasil colhe o maior volume em 8 safras

Conab confirma recorde na safra de arroz 2024/25

 

 
Agrolink - Seane Lennon
 
Foto: Pixabay

Segundo o levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na quinta-feira (10), a produção de arroz no Brasil atingiu 12,3 milhões de toneladas na safra atual, representando a maior colheita dos últimos oito ciclos.

De acordo com o Boletim da Safra de Grãos, o aumento da produção foi favorecido por “boas condições climáticas ao longo do ciclo produtivo, pela semeadura majoritariamente dentro da janela ideal de plantio e pelo uso de tecnologias voltadas ao incremento da produtividade”, informou a Conab. 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

A estatal destacou que o cenário positivo se consolidou com a finalização da colheita nos principais estados produtores. “A expansão de áreas em quase todas as regiões também foi incentivada pelas cotações do arroz no momento do plantio e por políticas de fomento à produção do cereal”, acrescentou.

Na Região Sul, as lavouras se beneficiaram de períodos de sol intenso, o que favoreceu o desenvolvimento vegetativo. No entanto, a ocorrência de ampla variação térmica, chuvas irregulares e episódios de alta nebulosidade comprometeram a qualidade de parte da produção em determinadas áreas. 

No Centro-Oeste, a Conab observou que “as deficiências hídricas registradas no final do verão impactaram lavouras com menor nível tecnológico”. Em contrapartida, as chuvas subsequentes afetaram parcialmente a qualidade de lavouras plantadas mais tardiamente.

A área total cultivada com arroz também apresentou crescimento. A Conab estimou que a área dedicada ao arroz irrigado alcançou 1,35 milhão de hectares, representando um aumento de 5,6% em relação ao ciclo anterior. Já o arroz de sequeiro registrou uma expansão estimada de 21,3% na comparação com a safra 2023/24, totalizando 394,1 mil hectares.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]