Sexta-feira, 18 de Julho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,54 | EURO R$ 6,44

18 de Julho de2025


Área Restrita

Notícias do Agro Quinta-feira, 17 de Julho de 2025, 10:03 - A | A

Quinta-feira, 17 de Julho de 2025, 10h:03 - A | A

Biologia molecular

Carbono no solo vira lucro no campo

“Com a biologia molecular, conseguimos entender o solo em profundidade"

 

 
Agrolink - Leonardo Gottems
Foto: Canva
 

Uma nova solução que une biologia molecular, metagenômica e inteligência microbiológica promete transformar práticas sustentáveis em ganhos concretos de produtividade. A análise de índices de carbono no solo, agora integrada à caracterização da microbiota, permite que o produtor rural enxergue o solo como um organismo vivo e estratégico, indo além do seu papel físico como suporte para as lavouras. 

A GoGenetic Agro, empresa do Grupo GoGenetic especializada em genética e biologia do solo, é a responsável pelo lançamento do serviço. A análise detalha o potencial do solo de capturar ou liberar carbono com base em sequenciamento genético de última geração e bioinformática avançada. O diagnóstico resulta em laudos técnicos completos e recomendações de manejo personalizadas, elaboradas por especialistas em agronomia e microbiologia.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

“Essa análise transforma um ativo invisível — o carbono orgânico — em um indicador estratégico de valor. Com ela, o produtor passa a enxergar se o solo está em processo de regeneração ou degradação, e como sua microbiota pode favorecer o acúmulo de matéria orgânica”, afirma Vânia Pankievicz, Diretora de operações da GoGenetic Agro. 

Além de ser um indicador ambiental, o carbono orgânico é também um importante fator agronômico. Solos ricos em carbono retêm mais água, têm melhor estrutura física, absorvem mais nutrientes e são mais resilientes ao clima. Segundo a FAO, cada 1% adicional de carbono pode aumentar em até 20 mil litros por hectare a capacidade de retenção de água.

“Com a biologia molecular, conseguimos entender o solo em profundidade: não apenas o que ele tem, mas como ele funciona. Com essa visão, entregamos ao produtor uma verdadeira ferramenta de gestão agronômica para produtividade e sustentabilidade”, complementa Vânia Pankievicz.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]