O programa Vigia Mais MT auxiliou na detenção de dois homens com mandados de prisão em aberto, por meio da atuação integrada das câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas veiculares. Com essas ocorrências, já são quatro prisões realizadas com o apoio da tecnologia do programa nos últimos cinco dias.
A primeira prisão ocorreu na tarde desta quinta-feira (17.7), no centro de Cuiabá. As câmeras de vigilância com tecnologia de reconhecimento facial identificaram um homem com mandado de prisão em aberto.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Após checagem no sistema, foi confirmado que o mandado havia sido expedido em 31 de julho de 2021, pela Segunda Vara Especializada de Família e Sucessões do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), referente ao não pagamento de pensão alimentícia.
A central de videomonitoramento acompanhou o deslocamento do indivíduo pelas câmeras da região e repassou as informações em tempo real às equipes do 1º Batalhão da Polícia Militar, que realizaram a abordagem com sucesso. O homem foi conduzido à unidade da Polícia Judiciária Civil (PJC) para os procedimentos legais.
A segunda ocorrência foi registrada na quarta-feira (16), quando o sistema de Leitura Automática de Placas (LPR) identificou um veículo registrado em nome de um suspeito com mandado de prisão em aberto. O carro foi flagrado trafegando nas proximidades da Ponte Nova, em Cuiabá.
As informações foram imediatamente repassadas às equipes do 10º Batalhão da Polícia Militar que, com o apoio da Força Tática, efetuaram a abordagem do veículo.
Durante a checagem da documentação, foi constatado que o condutor possuía mandado de prisão expedido em 28 de fevereiro de 2025, pela Primeira Vara Criminal do TJMT, com base nos artigos 125 e 127 do Código Penal (Lei nº 2.848). O homem foi conduzido à unidade da Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.