O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) elegeu, nesta quarta-feira, Serly Marcondes como presidente da Corte, deixando Marcos Machado como vice. A nova composição foi definida após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que anulou a vitória de Machado à presidência. Com a reviravolta, os magistrados entraram em acordo para definir a nova diretoria.
O presidente em exercício, Mario Kono, explicou que o regimento do TRE-MT prevê a possibilidade do acordo mútuo e, assim, torna desnecessária a eleição. Já Marcos Machado pontuou que o acordo foi realizado após conversas com Serly e outros pares. No entanto, ele disse que aguardou a decisão do TSE, e que mesmo assim tem “plena convicção de sua elegibilidade”.
Após a vitória de Machado na eleição em outubro do ano passado, Serly entrou na Justiça alegando que não poderia ser novamente vice e que o processo natural seria sua eleição como presidente.
LEIA MAIS: TSE anula eleição no TRE-MT e abre caminho para Serly na presidência
No dia 8 de maio, o TSE determinou a anulação da eleição que havia consagrado Marcos Machado como presidente do TRE-MT. A decisão, tomada por unanimidade, abriu caminho para que a desembargadora Serly Marcondes assumisse a presidência do órgão.
Já a nova eleição, anunciada para esta terça-feira (13), foi adiada para esta quarta pela ausência de quórum mínimo.