Quatro juízes estão entre os inscritos para concorrer à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), para ocupar a vaga da desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, que se aposentou compulsoriamente ao completar 75 anos no dia 8 de maio. Abel Balbino Guimarães, Ester Belém Nunes, Juanita Cruz da Silva Clait Duarte e Sérgio Valério estão entre os prováveis a vencer a disputa, que é pelo critério de antiguidade e merecimento.
Juanita Cruz da Silva Clait Duarte, apontada como favorita por ser a mais antiga da casa, foi afastada do TJMT em 2010 após o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por seu envolvimento no que ficou conhecido como o “Escândalo da Maçonaria”. Ela e outros nove magistrados foram acusados de desviar, entre 2003 e 2005, cerca de R$ 1,4 milhão dos cofres da Justiça de Mato Grosso. Ela conseguiu retornar ao cargo em 2022 por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
A eleição para escolha do próximo desembargador está prevista para ocorrer nesta quinta-feira (15) e sua posse no dia seguinte. A última eleição para o cargo foi da própria Maria Aparecida Ribeiro.
Em julho, haverá uma nova vaga no TJMT, já que o desembargador Luiz Ferreira da Silva também irá se aposentar. Mas, dessa vez, o postulante será escolhido pelo Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB/MT). Para esta vaga, haverá uma lista sêxtupla com seis advogados, sendo três mulheres e três homens.