OAB-PR
A OAB Paraná, por meio de sua Comissão de Inteligência e Combate ao Golpe do Falso Advogado, anunciou parceria com o Jusbrasil para criação de procedimentos que visam mitigar a prática criminosa que vem prejudicando cidadãos, advocacia, servidores e o próprio Poder Judiciário. A iniciativa busca equilibrar segurança e transparência, garantindo que o acesso a dados e informações processuais continue sendo preservado, mas de forma protegida contra usos indevidos por criminosos.
O Jusbrasil se colocou como parceiro estratégico em campanhas educativas e preventivas que a OAB Paraná venha a desenvolver, ampliando o alcance das ações de conscientização junto à sociedade e fortalecendo a proteção da advocacia e de seus clientes.
Participaram da reunião diretores do Jusbrasil e, pela OAB Paraná, Leandro Murilo Pereira e Bárbara Ferrassioli, representando a Comissão de Inteligência e Combate ao Golpe do Falso Advogado, além de Pedro Leite, vice-presidente da Subseção de Francisco Beltrão.
“Estamos diante de um desafio que exige união de esforços. O golpe do falso advogado não fere apenas a confiança da sociedade, mas também ameaça a credibilidade da advocacia e a eficiência da Justiça. Essa parceria com o Jusbrasil simboliza o compromisso da OAB Paraná em implementar soluções concretas e inovadoras que blindem os sistemas sem inviabilizar o acesso às informações. É mais uma ação firme para estancar o crime e proteger, ao mesmo tempo, a cidadania, a advocacia e o Judiciário, afirma Pereira.
O vice-presidente da OAB Francisco Beltrão, Pedro Leite, pontuou que a publicidade processual, como princípio constitucional, assegura a transparência dos atos judiciais e o controle social sobre a Justiça. “Isso, contudo, não se confunde com a disponibilização de listas de processos associadas ao nome de advogados, informação que pouco acrescenta à atuação legítima dos operadores do direito. Em vez de servir a propósitos institucionais, tal prática pode abrir espaço para usos inadequados, razão pela qual a publicidade deve permanecer restrita ao que efetivamente atende ao interesse público”, afirmou.
“Muito nos orgulha estar ao lado da OAB contra essas práticas. A iniciativa encabeçada pela OAB-PR é muito relevante, pois cria um diálogo entre instituições, imprescindível para a tomada de iniciativas efetivas que ajudam não só a advocacia, mas toda a população”, destacou Luiz Paulo, co-fundador do Jusbrasil.
OAB-PR