A procuradora da República Denise Nunes Rocha Müller Slhessarenko, do Ministério Público Federal (MPF), instaurou um procedimento administrativo para acompanhar as medidas de conservação, reforma e efetivo funcionamento do prédio destinado a abrigar a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), localizado ao lado do novo Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM). A portaria foi publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (26).
A medida foi tomada após inspeção realizada no dia 19 de agosto de 2025, que contou com representantes do MPF, da UFMT, do HUJM, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) e da empresa responsável pela construção do novo hospital. Inicialmente, a vistoria tinha como foco apenas as obras do HUJM, mas, a pedido da UFMT, foi estendida ao prédio da Faculdade de Medicina, resultando em um relatório específico sobre sua estrutura.
Segundo o MPF, é necessário avaliar a atual situação do edifício e acompanhar as reformas e adequações para garantir segurança, solidez e condições de uso, uma vez que a transferência da Faculdade de Medicina está diretamente vinculada à mudança do Hospital Universitário para as novas instalações.
O procedimento também visa assegurar que o prédio cumpra sua função essencial de apoio à formação de profissionais da saúde, além de atender às demandas de ensino, pesquisa e extensão da UFMT.