Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2026
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

12 de Janeiro de2026


Área Restrita

Justiça Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2026, 14:21 - A | A

Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2026, 14h:21 - A | A

DANOS AMBIENTAIS

MPF investiga desmatamento de 781 hectares em área protegida em Mato Grosso

Inquérito civil apura supressão de vegetação nativa na Fazenda Saudade V, em Porto dos Gaúchos, com base em autos do Ibama

Conteúdo Hipernotícias
Da Redação

O procurador da República Guilherme Fernandes Ferreira Tavares, do Ministério Público Federal (MPF), instaurou inquérito civil para investigar o desmatamento de 781,76 hectares de vegetação nativa em área de especial preservação na Fazenda Saudade V, localizada em Porto dos Gaúchos (609 km de Cuiabá). A medida foi tomada com base em autos de infração e embargos lavrados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A portaria, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (12), determina a apuração de responsabilidades civis por danos ambientais decorrentes da destruição da vegetação, ocorrida em setembro de 2024. O caso tramitará sob a coordenação da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, especializada em questões ambientais.

Segundo o documento, há indícios suficientes de que a supressão irregular da vegetação violou o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, previsto no artigo 225 da Constituição Federal. O MPF ressaltou que a responsabilidade por danos ambientais é objetiva e solidária, podendo atingir tanto pessoas físicas quanto jurídicas envolvidas direta ou indiretamente na degradação.

Caso sejam confirmadas irregularidades, os responsáveis poderão ser obrigados a reparar integralmente os danos ambientais e responder por eventuais sanções nas esferas administrativa, civil e criminal.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]